sábado, 6 de abril de 2013


ESCOLA MARIANA FERREIRA LIMA,
 A POESIA DE CADA DIA



          O Dia Nacional da Poesia (14/03) foi celebrado em grande estilo na Escola Estadual Mariana Ferreira Lima, localizada no bairro de Timbaubinha, durante uma manhã cultural que culminou com o lançamento de alguns volumes encadernados de dezenas de poem as produzidos por alunos do educandário. 


          Maria das Neves Pontes, gestora geral, no início da solenidade disse o seguinte: 
"A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia. Com o projeto “A Poesia de Cada Dia” descobrimos o que os estudantes já sabem sobre poesia, ampliamos seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de ideias e composições. Nosso projeto nasceu da necessidade de inserir poesia para os estudantes da nossa escola com a finalidade de produzir textos poéticos para participar da seleção do concurso literário. Sua metodologia baseou-se no estudo preliminar dessa tipologia na discussão do gênero com cada grupo de estudantes, na leitura, escrita e apresentação do resultado obtido com o projeto de poesias, além de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia."
Tive a imensa satisfação de ter sido convidado para o evento, onde falei sobre minha experiência literária e declamei poemas e crônicas de minha autoria. 




 No encerramento, Maria das Neves Pontes  posou com parte da equipe do corpo docente ao lado dos potes das perspectivas, mas antes explicou as bases dessa interação. Os funcionários, voluntários e estudantes receberam  um  formulário para escrever suas perspectivas para 2013 e colocaram seus  sonhos dentro dos potes que  foram lacrados  e ficarão  expostos na sala dos professores. No dia da confraternização anual, os potes serão abertos e os formulários lidos para os presentes, ocasião onde cada um fará suas conotações (se conseguiu, por que , se não atingiu suas metas, o que houve e assim por diante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário