ESCOLA MARIANA FERREIRA LIMA
PROJETO INTERDISCIPLINAR
MINHA HISTÓRIA DE VIDA
APRESENTAÇÃO
Ao trabalharmos
no mês de abril com fatos históricos comemorados no país como: a
chegada dos portugueses ao Brasil, a construção de Brasília e sua inauguração,
entre outros, percebemos o quão distantes aquilo estava da compreensão dos
estudantes. Tentamos construir com eles uma linha do tempo localizando estes
fatos e senti o quanto abstrato isto lhes parecia.
Para eles , estes personagens históricos (Cabral,
Juscelino Kubstchek etc) eram contemporâneos , os índios da época do
“descobrimento” são os mesmos que vivem hoje e outras idéias nesta linha
A História era algo que pertencia aos livros de 5ª
série (segundo linguagem utilizada pelos próprios estudantes), pertencia às
pessoas mais velhas , à gerações antigas.
Percebemos então a necessidade de se formar com o
estudante os conceitos de sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico a
partir de uma história concreta , que eles vivenciaram, sentiram, viram.
Algo que fosse bem concreto: sua própria história.
Procuramos trabalhar o conceito de passado como uma
experiência presente, mesmo que não evidenciada. Isto é , o que somos hoje tem
a ver com um passado que já vivenciamos.
É mais fácil para o estudante entender a cronologia , o tempo histórico,
através da história da sua vida, de sua família e de sua cidade.
Os novos conhecimentos irão se relacionando com a
bagagem que os estudantes tem de
uma forma quase individualizada, uma vez que o tema
é muito subjetivo, permitindo que cada aluno chegue às suas próprias conclusões
antes das generalizações.
Todos trazemos em nós uma
história de Vida, feita por muitos caminhos, marcada por muitas coisas... Temos
histórias de morte, de dor, de superação, de luta, de garra, de encontros e
desencontros, de violência, de sonhos, de enfrentamento, de alegria, de
amizade, de superação, de dificuldades. A nossa história de vida é marcada por
muitas pessoas (família, colegas de escola e faculdade, companheiros/as de
trabalho, crianças, adultos/as, namorados/as, “casos”, idosos/as, amigos/as) e
tanta coisa.
JUSTIFICATIVA
O nosso
Projeto Político Pedagógico prevê a construção de conhecimento a partir
das
experiências e realidade do aluno, visando a
formação do cidadão crítico e atuante , conforme as linhas de trabalho
propostas pelos Parâmetros Curriculares
e nossa concepção pessoal.
O projeto “MINHA HISTÓRIA DE VIDA” prevê o
conhecimento da própria história do estudante e sua conscientização como parte
atuante do processo histórico e social no qual está inserido. Ele faz parte da
História e faz a História.
O estudante é o sujeito da História e será capaz de
entendê-la como conhecimento, como experiência e prática de cidadania. Ele tem
que ver a História e participar dela. Construindo, ele produz a História.
A vida do estudante é a base de todo o trabalho. A
partir do conhecimento dela é que o estudante
adquirirá a auto- estima e a compreensão dos processos históricos mais
amplos.
O projeto será desenvolvido em todas as turmas do Ensino Fundamental, observando a
interdisciplinaridade.
O trabalho consiste no estudo de toda a vida do
aluno desde a vida intra- uterina e no resgate das vidas de seus antepassados ,
passando por fatos históricos, sociais, culturais etc.
É importante também ressaltar o trabalho de compromisso
de cidadania, para que a partir d visão do passado e do presente, o estudante possa trabalhar para a construção de uma
sociedade melhor no futuro.
Em geral, iremos realizar o trabalho a partir do dia
dezoito de fevereiro, afim de que a história do alunos eja o ponto de partida
para o estudo de todos os componentes curriculares e que a auto-estima seja trabalhada
constantemente no decorrer do período .
Iremos envolver no projeto outras pessoas da
comunidade que fazem parte da vida do
estudante, em atividades como entrevistas,
pesquisas, palestras , visita à exposições etc.
Os estudantes são estimuladas a participar de atividades de
pesquisa sobre suas vidas, confecção de livros, painéis, exposições, estudo de
músicas, textos, poemas, desenhos, construção de tabelas e gráficos, vídeos,
entrevistas etc
.É de fundamental importância para o sucesso do
trabalho a participação da família nas
atividades
OBJETIVO GERAL
Valorizar da história de vida do estudante, bem como
das diferenças culturais e familiares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer mais sobre a vida dos alunos, a história
de seus nomes, momentos importantes de suas vidas.
2. Fazer um
paralelo entre a infância de hoje e a de ontem e pensar sobre as perspectivas
para o futuro.
3. Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência sua história de
vida;
4. Reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais
existentes nas vidas do grupo;
5. Reconhecer transformações no cotidiano da família;
6. Estabelecer relações entre o presente e o passado;
7. Identificar fontes de pesquisa
como: fotos, certidão de nascimento, objetos etc e suas funções.
8. Despertar o
interesse da criança para a importância dos fatos históricos no mundo e em sua
vida pessoal.
9. Mostrar ao
adolescente a importância da pesquisa na descrição de fatos reais.
10.
Despertar no adolescente o interesse pela disciplina de história
como uma forma de voltar à realidade do passado.
11.
Incentivar o desejo de volta ao passado através da leitura, da
aula do professor, da escrita, dos filmes, dos registros do passado e até mesmo
da música.
12.
Proporcionar a integração do tema às disciplinas curriculares:
Ciências, Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes.
DESENVOLVIMENTO
A execução das atividades acontecerão de forma a
atender todos os objetivos propostos, sem contudo prejudicar outros projetos que
estão sendo desenvolvidos pela escola e especificamente pela turma.
O interesse será despertado da forma mais natural
possível, numa aula especial que
chamamos de “aula do espelho”, quando a criança foi
levada a se perceber como um ser
lindamente único e especial, importante para muitas
pessoas. Então, será incentivada a
pesquisar sobre este ser tão especial .
A partir daí as atividades iam sendo propostas e
desenvolvidas. Procuraremos descrevê-las neste trabalho em duas etapas:
primeiramente uma síntese das principais atividades. Em seguida, tentaremos
separá-las por áreas de estudo, mas deixando claro que elas não aconteceram de
forma estanque e fragmentada por disciplina, mas fizeram parte de um trabalho
interdisciplinar, integrado, onde uma mesma atividade atendia a objetivos de
várias áreas.
Ø Aula do espelho : uma caixa surpresa foi apresentada com um rótulo “Aqui está a coisa mais
linda e especial do mundo”. Era um espelho. Os estudantes se olharem e se admirarem.
Ø Desenho: auto- retrato
Ø Participação da família com cartão :Por que meu filho é especial: Os pais eram convidados a escrever em
cartão uma mensagem para seus filhos, explicando porque são especiais para
eles.
Ø Técnicas de Educação artística utilizando as letras de seu nome ou seu nome
Ø Estudo de textos , poemas e músicas relativos a nomes de pessoas, valorização da vida como dom
divino, respeito às diferenças.
Ø Pesquisa sobre o
motivo de seu nome e significado.
Ø Análise de sua certidão de nascimento: Ordens como: Pintar com sua cor preferida o seu nome completo, localizar
e marcar o nome dos pais, avós paternos e maternos(vocabulário trabalhado)e
neste momento eram incentivados a perceber semelhanças nos nomes e estudar a origem
do sobrenome , local de nascimento (localização em mapas), data e hora de nascimento(construção
de tabelas e gráficos, cálculo de idades) etc.
Ø Acompanhamento em gráficos do crescimento e peso, comparando o tamanho e peso desde o nascimento.
Ø Trabalho de educação artística com pedaços de barbante do tamanho que nasceu e do tamanho que tem hoje.
Ø Trabalho feito junto com a família sobre a sua 1ª moradia: o útero materno: A partir de leitura de texto do
livro didático de Geografia/ História com o título “ Você sabe qual foi a sua
primeira moradia?” (p.19) as crianças foram convidadas a conversar com suas
mães e escrever sobre isso. Depois estes textos foram lidos e questões sobre
fecundação, gestação e desenvolvimento do ser humano foram abordadas .
Ø Entrevista com pessoas grávidas da família e acompanhamento desta gravidez até o nascimentodo
bebê. As mães que estão grávidas são convidadas a participar das aulas .
Ø Filme: Nove meses- Edições Paulinas sobre a vida intra- uterina e outros livros de
literatura direcionados ao tema “sexualidade”, como “Mamãe botou um ovo”(
Babette Cole).
Ø História bíblica da criação
Ø Construção da árvore genealógica da família
Ø Entrevistas com pessoas da família em
cada fase da vida, sobre aspectos do “seu tempo”. Nestemomento, são trabalhadas as fases da
vida no aspecto do desenvolvimento físico, questõessociais, como a infância
brasileira e problemas dos idosos, cuidados com o corpo, higiene e saúde etc.
Ø Confecção do livro “Minha História de Vida” onde cada criança contou fatos significativos de
sua vida , ano a ano, com participação da família , enriquecendo com fotos,
desenhos e gravuras.
Ø Exposição “ MINHA HISTÓRIA DE VIDA”, com os trabalho já citados e objetos trazidos de casa , que fizeram
parte da sua história, como: chupetas, roupa do batizado, primeiro uniforme
etc. Neste ano, a exposição acontecerá na semana do Dia das Mães,
proporcionando um momento de encontro mãe/filhos , onde todos vivenciaram o
resultado parcial deste trabalho, além de socializar o sentimento da
maternidade com a participação prática na atividade
Seguem-se
agora os procedimentos separados por área:
Ø PORTUGUÊS: interação em diferentes situações de comunicação
oral; narração de fatos considerando a temporalidade e a causalidade; leitura e
interpretação de textos diversos;produção escrita de textos; enriquecimento de
vocabulário.
Ø MATEMÁTICA: resolução de situações problemas relacionados a
calculo de idades, medidas de tempo, comprimento, massa e sistema monetário;
coleta e organização de dados para elaboração de gráficos e tabelas; utilização
de instrumentos de medida como balança, fita métrica, palmos, calendários e
relógios; relação entre unidades de tempo.
Ø GEOGRAFIA/ HISTÓRIA: valorização de seu nome e conhecimento da história
de seu sobrenome; confecção de livros e painéis sobre a história pessoal e
social; comparação e reconhecimento de semelhanças e diferenças entre si e
colegas, conhecimento e valorização de sua história e a dos colegas; comparação
de fatos acontecidos no passado, relacionando com fatos de hoje e conseqüências
na vida das pessoas; identificação de diversos tipos de famílias; identificação
de diversas fontes de pesquisa; percepção de linguagem cartográfica; transformações
ocorridas na sociedade.
Ø CIÊNCIAS: pesquisa e observação sobre o ciclo vital dos seres
vivos; identificação de transformações no corpo e comportamento de pessoas nas
diferentes fases da vida, registrando informações por meio de entrevistas,
relatórios e tabelas; observação as condições de higiene e cuidados com o
próprio corpo.
Ø EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: produção artística de trabalhos plásticos e
visuais, a partir de elementos do tema trabalhado. Ex: colagem com barbante
cortado do tamanho que a criança nasceu e do tamanho que tem hoje; representação
do nome com formas ,cores e imagens; análise de fotos; confecção de cartazes,
livros e painéis observando critérios estéticos; confecção de auto- retratos;
desenhos e colagens diversos; interpretação de letras de músicas e análises
melódicas; dramatizações de cenas referentes à fases da vida.
Ø EDUCAÇÃO FÍSICA: vivência de situações que desenvolvam hábitos
salutares de higiene, alimentação e atividades físicas; participação em
atividades ritmicas e expressivas.
Ø ENSINO RELIGIOSO: percepção do ser humano como imagem e semelhança,
através de histórias bíblicas ; reconhecimento de si como fruto de um
amor(partindo do princípio bíblico “Amai-vos e multiplicai-vos”), pesquisando
sua história e ouvindo declarações dos pais; percepção de valores e contra valores
para participação ativa no processo de desenvolvimento da História da
humanidade; valorização da vida com o bom uso da liberdade responsável.
RECURSOS DIDÁTICOS
A base do trabalho é a vida do estudante e todas as pessoas e cosas têm a sua história.
A partir desta idéia , os materiais podem ser criados e adaptados .
No nosso caso, trabalharemos com diversos
materiais: documentos dos alunos e de suas famílias, fotos, mapas, textos
produzidos pelos alunos e seus pais, jornais e revistas, informações obtidas na
Internet , livros de literatura sobre o tema, aparelho de som para trabalho com
músicas, televisão, vídeo e fitas, objetos trazidos pelos alunos sobre o tema,
fita métrica, balança, cartazes, réplicas de notas do sistema monetário
brasileiro etc.
Procuraremos
transformar todo material trazido pelo estudante o em instrumento de
construção do saber, fazendo com que percebam cada material como fonte de
informação.
AVALIAÇÃO
A avaliação de cada atividade será feita com o
estudante, destacando pontos positivos e
negativos, o que aprendemos. À medida que o tempo
passar, iremos perceber os progressos e as dificuldades, em situações
de observações.
A expressão oral é um recurso significativo na
avaliação do trabalho, pois é através das
discussões, exposição de idéias e opiniões que o
estudante explicita suas conquistas e
dúvidas.
Várias atitudes concretas demonstrarão os objetivos alcançados, como a auto
confiança, a auto estima, o interesse por pesquisas, o respeito por diferenças
e dificuldades dos colegas e maior solidariedade, estabelecimento constante de
relações entre fatos do presente e do passado ,etc.
REFERÊNCIAS
1. Parâmetros
Curriculares Nacionais- Volume 5- História e Geografia
2. Currículo da Educação
Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal
3. Bíblia
4. Eu cresço -Mandy Suhr
5. O
menino maluquinho- Ziraldo
ANEXOS
I – MÚSICA
Minha Vida
Rita Lee
Tem lugares que me lembram
Minha vida, por onde andei
As histórias, os caminhos
O destino que eu mudei...
Cenas do meu filme
Em branco e preto
Que o vento levou
E o tempo traz
Entre todos os amores
E amigos
De você me lembro mais...
Tem pessoas que a gente
Não esquece, nem se esquecer
O primeiro namorado
Uma estrela da TV
Personagens do meu livro
De memórias
Que um dia rasguei
Do meu cartaz
Entre todas as novelas
E romances
De você me lembro mais...
Desenhos que a vida vai fazendo
Desbotam alguns, uns ficam iguais
Entre corações que tenho tatuados
De você me lembro mais
De você, não esqueço jamais...
FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE VIDA
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MEU PROJETO DE VIDA PARA O PRÓXIMO ANO- 2014
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ESCOLA
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VIDA PESSOAL
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O QUE QUERO SER
( escreva aqui sua missão na escola)
OBJETIVO
( escreva aqui porque você
pretende alcançar tal objetivo)
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O QUE QUERO ( escreva aqui sua missã ode
vida para vida).
OBJETIVO
( escreva aqui porque você
pretende alcançar tal objetivo)
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COMO CONQUISTAR ( escreva aqui de maneira geral, como
atingirá sua missão)
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COMO CONQUISTAR
( escreva aqui de maneira geral, como
atingirá sua missão)
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Com a escola
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Com os professores
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Com os colegas
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família
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Auto
desenvolvimento
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Projetos
pessoais
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Colcha de Retalhos
OBJETIVO:
PROMOVER
A INTEGRAÇÃO DO GRUPO ATRAVÉS D RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DE SUA
HISTÓRIA INDIVIDUAL PERCEBENDO-SE COMO PARTE INTEGRANTE DE UM TODO.
DETALHAMENTO:
A partir de retalhos de tecidos fornecidos pelo
professor, cada jovem deverá compor, primeiramente, com recortes, colagens,
bordados, desenhos ou outros elementos criativos, um retângulo de identificação pessoal.
Concluída
essa etapa, todos os jovens trabalharão costurando os retângulos individuais
para formar um grande pano de integração grupal, expressando a união de todos ,
num exercício de integração, companheirismo e respeito às individualidades.
OBSERVAÇÕES ;
Pode-se
utilizar na colagem e costura de retalhos, simbologias que os identifiquem.
Os
panos ambientarão as salas de aula. Como parte da construção coletiva da
história do grupo.
O POTE DAS PERSPECTIVAS
OBJETIVO : incetivar a Comunidade escolar a
prática do planejamento, aprendendo a traças suas metas e perspectivas no
trilhar de seus objetivos.
DETALHAMENTO :
OS
funcionários, voluntários e estudantes recebem um formulário para escrever suas perspectivas para 2013, num momento
coletivo colocam seus sonhos dentro dos
potes por categoria ( funciona´rios – estudantes).Os potes serão lacrados e expostos na sala dos professores até o dia da confraternização ( final do
ano) onde iremos abrir os potes , todos
que colocaram seus formulários
irão pegá-los , ler para os presentes e fazer suas conotações ( se conseguiu,
por que , se não atingiu suas metas, o que houve e asssim por diante) . este é o
momento de vivenciarmos as perspectivas
de nossos parceiros e com partilharmos
com os seus sentimentos.

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