A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos tem apresentado um papel importante no desempenho escolar. O diálogo entre a família e a escola, tende a colaborar para um equilíbrio no desempenho escolar, o que é possível considerar que a criança e os pais trazem consigo uma ligação íntima com o desempenho. Observamos que os pais de alunos com sucesso escolar mostraram que os filhos apresentam uma história escolar boa. A história escolar está voltada para a relação que os filhos fazem entre o desejo de aprender e o desempenho escolar satisfatório. A maioria dos alunos com sucesso escolar tiveram uma trajetória de bom rendimento desde o início de sua vida escolar, de certa forma, o sucesso escolar inicial constitui um sentido positivo na realização das práticas escolares e determinam uma base importante para a continuidade da vida escolar. O auxílio dos pais nas tarefas escolares é assinalado por todos estes pais, as mães são mais presentes no auxílio às atividades, apresentam um cuidado maior, dão mais atenção e se mostram mais presentes na realização das tarefas de casa. Quanto às razões ou responsabilidades que os pais atribuem para o sucesso escolar, encontramos duas perspectivas: a primeira é na manifestação da crença divina, ou seja, Deus é o responsável pelo sucesso do filho. A segunda perspectiva sobre o sucesso escolar está relacionada, à própria disposição da criança para aprender, ao estímulo e apoio dos pais e ao trabalho do professor, família na escola e as reuniões de pais. Observamos pais que expressam elogios e outros que criticam o modo como as reuniões acontecem e são conduzidas.
Uma das preocupações relaciona-se ao fato da ausência da maioria dos pais nas reuniões, acreditando na idéia de que a ausência dos pais nas reuniões legitima o desinteresse pela vida escolar dos filhos. Os relatos dos pais de alunos com insucesso revelam a presença ativa dos pais no dia-a-dia escolar dos filhos e a difícil relação com o desempenho escolar mal sucedido. Os relatos revelam a participação na vida escolar dos filhos como uma tentativa de recuperar o atraso no desenvolvimento da aprendizagem. Os pais de aluno com sucesso escolar valorizam o desempenho do professor e como este realiza as atividades pedagógicas, também valorizando as notas. Estes pais parecem perceber que estar acompanhando o processo avaliativo é uma forma de estarem vigilantes no desempenho e acreditam na idéia de que provas e notas revelam o desempenho escolar. Verificamos que existe uma relação importante entre a participação .
REVISTA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário