sexta-feira, 29 de junho de 2012

CALENDÁRIO- JUNHO

01 – Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão
17 – Dia do Funcionário Público Aposentado
05 – Dia do Meio Ambiente
18 – Dia do Químico
     - Dia da Ecologia
     - Dia do Imigrante Japonês
      -  Palestra sobre Meio-Ambiente
 20 –Dia do Revendedor
      _ Entrega de mudas do Pau-Brasil
21 – Dia Universal Olímpico
07 – Dia da Liberdade de Imprensa
     - Dia da Mídia
        CORPUS CHRISTI
     - Dia do Intelectual
08 – Dia do Citricultor
     -  Festa Junina na Escola
09 – Dia de Anchieta
22 – CONSELHO DE CLASSE
    -  Dia do Porteiro
24 – Dia de São João
    - Dia do Tenista
     - Dia do Caboclo
10 – Dia da Artilharia
25 – Dia do Imigrante
     - Dia da Raça
26 – Dia Intern. de Combate as Drogas
11- Dia da Marinha Brasileira
27 – Dia Nacional do Vôlei
    - Dia do Educador Sanitário
29 – Dia de São Pedro
12 – Dia dos Namorados
    - Dia de São Paulo
     - Dia do Correio Aéreo Nacional
     - Dia da Telefonista
13 – Dia de Santo Antonio de Pádua
     - Dia do Pescador
     - Dia do Turista
29 –REUNIÃO DE PAIS E MESTRES/TÉRMINO DO 1º SEMESTRE
15  - Dia do Paleontólogo
30- Dia do Caminhoneiro


JUNHO 


SEGUNDA


TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA





01
04

05
06
07
08
11
12

13
14
15
18
19

20
21
22
25
26

27
28
29
29

A realização da gestão democrática na escola significa acreditar que (pais, direção, professores, e alunos) tem mais chance de encontrar caminhos para atender as expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. A democratização da gestão implica em socializar entre todos da equipe escolar, pedindo opinião de como vão ser desenvolvidas as ações da instituição.
A escola se organiza junto com toda a equipe e decide qual será a filosofia da escola buscando sempre dinamizar e renovar o trabalho na unidade escolar de forma democrática e participativa.
O trabalho pedagógico também é desenvolvido mediante a participação da comunidade escolar buscando sempre a qualidade e o menor custo na realização das ações.
As decisões a serem tomadas em função da metodologia de ensino, calendário, planejamento dos professores, disciplinas dos alunos é funcionários e quaisquer outros problemas que surgem dentro da instituição são resolvidos pela equipe gestora da escola, pois na escola de gestão democrática as decisões não devem ser tomadas apenas pelo diretor e sim por todos da equipe escolar e conselho escolar. E sendo assim percebemos que o estudo das praticas de organização e de gestão da escola é indispensável para a construção de uma escola democrática e participativa que prepara os alunos para a cidadania plena bem como as formas de gestão de tomadas de decisões, as competências e procedimentos necessários à participação eficaz na vida escolar incluindo a elaboração do projeto político pedagógico.




O planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na mesma, por esta razão a ESCOLA  MARIANA FERREIRA LIMA  elabora o seu plano de trabalho definindo seus objetivos e sistematizando os meios para a sua execução, bem como os critérios de avaliação da qualidade de trabalho que se realiza junto com a equipe escolar.
Os mecanismos de participação por parte da comunidade escolar na ESCOLA  MARIANA FERREIRA LIMA  acontece através de reuniões periódicas com a direção, pais e professores, Conselho Escolar e Conselho de Classe e  Grêmio Estudantil, para fazerem o planejamento das ações e aplicação dos recursos financeiros recebidos pela escola durante o ano letivo. A  gestora e a tesoureira,  explicam para os participantes como deve ser feita a aplicação destes recursos e depois que decidem juntos, quais ações devem ser desenvolvida em cada momento, e o que pode comprar com os recursos, as mesmas realizam as compras, pegam as notas fiscais de compra e de gastos realizados e os recibos de serviços prestados, as cópias dos cheques emitidos pela escola e arquiva. Por que todos constituem os registros da gestão financeira realizada na escola e devem ser cuidadosamente fiscalizados pela comunidade escolar e  Conselho Escolar  para depois fazer a prestação de contas dos recursos recebidos para a comunidade e para a Secretaria de Educação, que também precisa prestar conta para o MEC.
 Essa prestação é apresentada para os pais e comunidade em reunião de Pais e Mestres e/ou extraordinária e fica exposta no mural da escola para que todos que visitem  a escola tenha conhecimento da mesma.
Isso acontece porque a gestora da escola realiza a gestão financeira como uma de suas competências, planejando a execução e a prestação de contas, pois a escola pública é parte integrante do sistema de administração pública da educação e precisa atender todas as obrigações legais, financeiras, operacionais e de ordem hierárquica que cabem a ela.
E por esta razão é necessário que haja na escola mecanismo de contratação, pagamento e comprovação das despesas. E dessa forma a gestora da ESCOLA MARIANA FERREIRA LIMA  estará atuando como multiplicadora de competência em gestão de recursos financeiros, além de ter como objetivo maior proporcionar um ensino de qualidade com transparência e compromisso para todos os alunos matriculados na instituição.


POEMA:

“NOSSA ESCOLA”

Eis nossa Escola de portas e braços abertos para receber a todos que vivem em busca do saber.
Nossa escola dispõe de um quadro de profissionais capacitados e qualificados para lecionar com amor e carinho a todos que tem desejo de aprender.
Aqui temos uma grande equipe de trabalhadores, fazendo o melhor para manter nossa Escola limpa e bem cuidada, preparando todos os dias merendas deliciosas.
O componente mais importante da nossa Escola é você caro aluno.
Portanto, vem dedicar-te e te edifica com o saber que aqui é oferecido para te encher de conhecimentos.
Sem o saber o homem é vazio.
Eis aqui NOSSA ESCOLA.


Autor: José Euclides da Silva, pai dos alunos: Joelisson Bruno Teixeira da Silva (6º Ano) e Joalisson Teixeira da silva (6ª A).



A ESCOLA MARIANA FERREIRA LIMA está localizada na rua Arnóbio Henrique Paz, no bairro de Timbaubinha, município de Timbaúba- PE, atendendo alunos do Ensino Fundamental I e ll ( 3º ano – 4º ano- 5ª a 8ª série) nos turnos manhã e tarde.
A Escola está inserida numa comunidade com grandes potencialidades e que atua nas atividades promovidas pela escola.
È composta por OITO turmas que são organizadas por turno, manhã ( 6º a 8ª série) e tarde ( 1º ano-2º ano-4º ano- 5º ano).
Nosso quadro é composto atualmente pela Gestora, Gestora Adjunta, dois Assistentes Administrativos, dois Auxiliares Administrativos Educacionais, uma professora revertida,onze professores contratados, um estagiário, dez monitores ( Programa Mais Educação) , quatro Amigos da Escola,duas merendeiras (ADLIM) e,um Serviço Geral ( LIBER).
Nossa Escola visa, através de suas ações, promover a criação de uma sociedade mais igualitária, livre de preconceitos, onde todos tenham voz e vez construindo uma educação libertadora, construtiva dando a todos o direito de seguirem em seus estudos estudando numa escola democrática que ensine para a vida e que forme homens pensantes e críticos reflexivos, conhecedor da realidade em que vivem, que trata crianças como crianças - ser em desenvolvimento - priorizando os conteúdos que têm a ver com a sua realidade e que, ao mesmo tempo, façam sentido para elas. O conhecimento é trabalhado de forma contextualizada, com professores fazendo pós-graduação e se capacitando para dar um ensino cada vez melhor, investindo.,na aprendizagem e utilizando todos os tipos de avaliações: diagnóstico, processual, contínua, sistemática e formativa.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROJETO INTERDISCIPLINAR: CONTANDO E CANTANDO LUIZ GONZAGA

PROJETO EXECUTADO NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL .INICIADO NO DIA 04 DE JUNHO DE 2012 E TÉRMINO NO DIA 27 DE JUNHO COM UMA GINKANA CULTURAL